Capas para Facebook

Adicionar artigo ao twitter

Santo do dia 11 de Janeiro




Santo do dia 11/01

São Teodósio

São Teodósio nasceu em Capadócia, na Turquia, em423 próximo à cidade de Belém. Contam que certa vez, em viagem a Jerusalém para visitar São Simão O Estilita, São Teodósio conheceu São Longino, um monge muito bondoso do qual tornou-se companheiro. São Longino acabou convidando São Teodósio para ser abade em um mosteiro recém construído através da doação de uma senhora muito rica. 

Durante muitos anos foi responsável pelo mosteiro, até que resolveu tornar-se ermitão e morar no deserto próximo ao Mar Morto. Como era muito conhecido por toda a região pela sua fé, não demorou muito para que fossem atrás de suas sábias palavras, no deserto. Decidiu então construir um mosteiro e três hospitais próximos a Belém, para assim atender a todos os necessitados e pudessem exercitar sua fé e receber amparo. 

Por este feito, São Teodósio foi nomeado monge superior dos homens religiosos que viviam em comunidades, os chamados cenobitas. Ainda hoje, este santo é conhecido também pelo nome de Teodósio o Cenobiarca. Ele sofreu muitas perseguições por defender a fá da heresia. Morreu aos 105 anos de idade em 529, pregando aos fiéis os conceitos estabelecidos pela Santa Igreja.